A história do sistema operacional Max OS X (pronuncia-se Mac OS dez) acontece depois que Steve Jobs foi convidado a se retirar da empresa que ele fundou, em 1985, e, com investimentos de Ross Perot e do próprio bolso, fundou a NeXT Computer.
Na NeXT, Steve Jobs e sua equipe desenvolveram o sistema operacional NeXTStep (próximo passo em tradução livre) que tinha como características: beleza e facilidade de uso.
Enquanto Steve Jobs conduzia o projeto NeXTStep na NeXT, a Apple (sem Steve Jobs) passava por dificuldades financeiras e chegou a beira da falência. A Apple chegou a desenvolver sistemas operacionais para substituir o Mac OS, mas devido a atrasos e problemas internos seu lançamento foi cancelado.
Em 1997 a Apple compra a NeXT de Steve Jobs e este é trazido como consultor. Inicialmente o plano era desenvolver um sistema próprio baseado no sistema da NeXT, mas os diretores e acionistas queriam a volta de Steve Jobs e deram “carta branca” para que ele conseguisse trazer os lucros de volta.